25/11/2013

7 características do Papa que podem impactar na sua carreira



No mês de julho vivenciamos a visita do Papa Francisco ao Brasil. Foi a primeira viagem internacional do pontífice que é conhecido por sua simplicidade, dotes intelectuais e por ser aberto a diálogos. Mas existem diversos atributos do Papa Francisco que podem servir de espelho para profissionais de todas as áreas de atuação. Saiba quais são:

1-Quebra protocolos
Uma das exigências do pontífice argentino na visita ao Brasil foi abdicar do tradicional papamóvel fechado, para desfile em um carro aberto nas ruas do Rio de Janeiro – o fato não estava previsto na agenda oficial do Vaticano.
Na carreira, quebrar certos protocolos também pode ser positivo para a imagem do profissional. Apesar de destoar do padrão seja algo arriscado, “sair da caixa” muitas vezes pode destacar um funcionário dentro da empresa, ou até mesmo dentro do próprio empreendimento. Fazer o diferente somado a entrega de resultados dá uma boa vantagem.
2-Humilde
As decisões e as práticas humildes do Papa Francisco chamam a atenção desde quando foi escolhido para assumir o mais alto posto de liderança da Igreja Católica, em março deste ano.  Para a viagem ao Brasil, dispensou o apartamento papal para ficar na Casa de Santa Marta, na qual ficam hospedados, em geral, os cardeais. Francisco também substituiu o crucifixo de ouro pelo de prata e abriu mão do sapato vermelho para usar um comum, na cor preta.
Em oposto ao comportamento da humildade, a arrogância pode ser algo bastante prejudicial para um profissional. Seja na relação com os colegas no ambiente de trabalho, ou na tomada de decisões, a soberba e o excesso de confiança podem atrapalhar o desenvolvimento da carreira.
3-Preocupação social
Jorge Mario Bergoglio é o nome de batismo do Papa que escolheu a alcunha de Francisco em reverência a São Francisco de Assis (1182-1226), fazendo referência a sua simplicidade e dedicação aos pobres. Foi um jovem rico, que renunciou a posse de todos os seus bens materiais para defender um cristianismo purificado pelo asceticismo (uma vida de disciplina austera, cujo objetivo era adquirir espiritualidade).
Os tempos são outros, mas hoje a responsabilidade social é um tema em voga. Profissionais engajados em causas sociais desenvolvem competências interessantes como liderança, trabalho em equipe e comprometimento -  características cada vez mais valorizadas pelas empresas.
4-Domina mais de um idioma
Por ter que atingir muitos povos, a posição de Papa exige que seu ocupante fale diversos idiomas. Bento XVI, por exemplo, já chegou a fazer um discurso em 27 idiomas, apesar de não dominar todas essas línguas. A conta do papado no Twitter (@pontifex), por exemplo, aberta por Bento XVI em 12 de dezembro de 2012, é escrita em nove idiomas. Já Francisco, além do espanhol, fala fluentemente italiano, alemão, francês e inglês, mas também tem bons conhecimentos de português.
É de conhecimento de todos, mas nunca é demais dizer: no mundo corporativo a proficiência em inglês faz o profissional saltar na frente. A globalização dos anos 90 e 2000 fizeram com que as organizações criassem um padrão de comunicação tendo como base a língua inglesa. O espanhol também vem sendo muito exigido pela força que países da América Latina vêm conquistando nos últimos tempos.
5-Conectado
Ainda sobre redes sociais, o Vaticano tem uma conta relacionada ao cargo de Papa, como mencionado acima. Desde que foi anunciada sua participação na JMJ (Jornada Mundial da Juventude), Francisco vem interagindo com os fiéis via Twitter, mostrando que a internet é uma forte aliada na comunicação de qualquer instituição, inclusive a Igreja.
No contexto empresarial, as redes sociais são fortes aliadas na construção de uma boa imagem e no desenvolvimento da rede de contatos, o chamado networking. Saber se vender nas mídias sociais, além estar antenado com o que ocorre no mundo via internet atualmente conta muitos pontos.
6-Disciplinado
A constituição de um jesuíta é rigidamente disciplinada, com uma série de orações e meditações devendo ser seguidas com rigor ao longo de um mês, além de obediência aos superiores hierárquicos. Para chegar a posição de Papa, Francisco teve que seguir certas condutas à risca.
Na esfera profissional, a disciplina deve ser aplicada em inúmeras situações, desde a execução das atividades do dia a dia até a etiqueta empresarial. No trabalho em equipe ser disciplinado também é fundamental, pois demonstra comprometimento.
7-Flexível
Antes de seguir carreira religiosa, Jorge Mario Bergoglio formou-se técnico químico. Porém, aos 21 anos de idade resolveu abandonar sua profissão, ingressando em um seminário no bairro de Villa Devoto, em Buenos Aires. Muitos acreditam que a Química influencia até hoje a maneira como Francisco enxerga o mundo.
Saber transitar por diversas áreas é algo muito valorizado pelas empresas. A multidisciplinaridade é uma competência que as organizações buscam bastante nos profissionais por habilitar o indivíduo a atuar em projetos nos mais diversos setores da companhia.


Autor: Caio Lauer

21/11/2013

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O filme O Diabo Veste Prada (Youtube)

O filme O Diabo Veste Prada é uma obra divertida que aborda essas questões. A história se passa no universo da moda - mas certamente você ira identificar inúmeras situações cotidianas muito semelhantes. No filme, a jovem Andy é contratada como a nova assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), uma tirana editora de moda de Nova York., no desenrolar da história vemos como a busca pela excelência pode ser proporcional à decadência de sua vida pessoal, como explica o personagem Nigel (Stanley Tucci): "Sua vida pessoal etá péssima? Bem vinda ao clube! Acontece quando se trabalha bem. Avise-me quando explodir: quer dizer que será promovida."
Só por esta reflexão, o filme já é uma ótima referência para o profissional atual, seja da Administração, seja de qualquer outra área. Mas temos muito mais pela frente.
Existem três estilos básicos de liderança que um gestor pode adotar: autoritário, democrático e participativo. A personagem Miranda é um exemplo típico de liderança autoritária, é raro ver o ditado "manda quem pode e obedece quem tem juízo" ser tão bem representado em um filme. Cada segundo do filme evidencia o jeito agressivo e duro do estilo autoritário, bem como suas vantagens (total controle sobre a organização em virtude do baixo grau de delegação) e desvantagens (sobrecarga de responsabilidades e serviço que extermina a vida pessoal do gestor autoritário).
Outro assunto muito interessante ilustrado no filme são as bases do poder, ou seja, a capacidade que um indivíduo tem para influenciar o comportamento de outro indivíduo. Existem vários tipos de poder, a saber:
• Poder coercitivo: as pessoas obedecem por medo das conseqüências negativas de seu comportamento.
• Poder de recompensa: o oposto ao poder coercitivo, ou seja, as pessoas obedecem objetivando conseguir algum benefício.
• Poder legítimo: referente à posição na hierarquia formal da organização.
• Poder do talento: é o poder provindo da perícia, isto é, em virtude do líder ser reconhecido por fazer algo muito bem ou em deter conhecimentos sobre algo. Se você faz muito bem alguma coisa útil e as pessoas sabem disso, provavelmente detém poder do talento.
• Poder de referência: provém da admiração pelo outro e o desejo de se parecer com ele, sendo bem semelhante ao carisma.
Miranda apresenta uma miscelânea interessante de poderes, advindos de diversas bases: apresenta poder coercitivo pois as pessoas temem ser ofendidas ou demitidas, apresenta poder legítimo, uma vez que tem cargo de chefia com ampla autoridade, tem poder do talento, pois é considerada "um mito" no mundo da moda, até mesmo o poder de recompensa pode ser ilustrado: "Trabalhe nesta revista de moda por um ano e conseguirá emprego em qualquer outra revista do país!", é o que todos disseram para Anne ao conseguir a tão cobiçada vaga.
Além de todas as reflexões interessantes, O Diabo Veste Prada é um filme cativante e muito divertido que garante boas risadas.
O filme demonstra também bem o posicionamento do profissional diante da concorrência e das múltiplas mudanças que nos levam a obrigatoriamente estar preparados para todas elas; A jovem encara uma entrevista de emprego na famosa revista de moda é a Runway, onde o trabalho esta diretamente ligado com uma das mulheres mais poderosas no mundo da moda, Miranda Priestly (Meryl Streep). Miranda é uma mulher de personagem forte, que suga ao maximo seus trabalhadores, que morrem de medo dela. Rodeada de pessoas bem vestidas e que respiram moda e tudo o que a ela diz respeito, Miranda é o diabo em pessoa. Trabalhar como sua assistente representa deixar de ter vida própria, adivinhar os seus desejos e o mais importante de tudo satisfazer todos eles. Andrea (a jovem personagem) vê uma oportunidade e aposta suas forças para conquistá-la, demonstrando sua vontade de mostrar serviço, mesmo não sendo exatamente o que deseja fazer. A mesma apesar de todas as desvantagens e despreparos quanto ao setor que irá atuar, torna-se o braço direito de Miranda, segue-a para todo o lado, acarretando no descuido da sua vida pessoal, a não dar atenção ao seu namorado, aos seus amigos, e a deixar de lado valores que para ela já foram filosofias de vida. 
Na minha opinião essa questão mostra a intensidade de uma pessoa quanto ao envolvimento na sua vida profissional, quando buscamos o sucesso nesta área muitas adaptações , escolhas e conceitos, podem acabar sendo moldados pelas necessidades que o mercado exige, e principalmente na dedicação.
Miranda se mantém como um chefe, onde ordena e seus funcionários são obrigados a cumprir toda e qualquer ordem mesmo discordando, sem a chance de sequer opinar ou demonstrar seu potencial. 
Andréia soube lidar com as dificuldades, depois de ter aprendido a lição de saber fazer escolhas certas e ver as conseqüências das mesmas, tirando de um problema uma solução, utilizando as mudanças para crescimento pessoal e profissional.
No fim do filme, Andréia resolve deixar à tão renomada revista para seguir de fato sua carreira, levando toda bagagem de conhecimento adquirido em sua desastrosa e inusitada experiência com sua chefe. Onde podemos ver o jogo de interesse bem de perto, e presenciar as atitudes tomadas por pessoas do alto escalão, onde a fez pensar claramente em que tipo de empresa gostaria de trabalhar.
Neste filme podemos tirar muitos exemplos determinantes do comportamento das pessoas dentro de uma organização, cada uma desempenhando seus diferentes papeis e forma de agir.
















O DIABO VESTE PRADA

O filme conta a história de uma jovem, recém-formada pela Universidade Northwestern, chamada Andrea Sachs, que acaba de se empregar em uma revista de moda chamada Runway sendo a segunda assistente de Miranda Priestly é nesse contexto em que se desenvolve a trama do filme.Baseado no Best-seller “The Devil wears Prada” de Lauren Weisbeger, é a própria história da autora do livro, interpretada por Andrea, a qual terá que dar duro em seu novo emprego, pois sua chefe, Miranda, é muito rígida e perfeccionista, típica do mundo da moda, o qual a sua nova assistente nada entende. Lauren resolveu escrever esse romance para se “vingar” da sua ex-chefe da revista Vogue Americana (Anne Wintour), a qual Lauren trabalhou por um ano e logo se demitiu.
O filme começa quando Andrea é aceita para trabalhar como segunda assistente da editora Miranda na revista de moda Runway, o problema é que Andrea simplesmente não entende nada de moda, revelando tal “fraqueza” nas suas próprias vestes as quais ela usa para ir trabalhar. Além disso, ela tem que aguentar o temperamento infernal e rígido da chefe, a qual não para de pegar no seu pé em nenhum minuto
Em seu novo trabalho, Andrea conhece novas pessoas, como a sua parceira e também assistente Emily e se aproxima também do “braço direito” de Miranda,
Com o tempo, Andrea vai ganhando a confiança de Miranda por se dedicar cada vez mais ao trabalho e passar a se vestir espetacularmente melhor que antes. O ruim é que com isso surgem novas responsabilidades e Andy (como chamam Andrea) acaba a deixar certos relacionamentos pessoais de lado, esquecendo, algumas vezes, os amigos Lily e Doug e também dando menos atenção ao namorado Nate, com o qual ela vive junto. Em certo momento do filme, uma das missões de Andy era entregar o livro do Harry Potter (que ainda não havia sido publicado) para Miranda, e a mesma logra êxito nessa missão. Andy passa a realizar tarefas difíceis, que só quem estava acostumada a fazer era Emily, primeira assistente da editora chefe da Runway. Assim, aos poucos, Andrea vai tomando o lugar de Emily e em um momento acaba conquistando uma viagem (a trabalho) para Paris, no qual estava destinada a Emily e a qual sonhara com isso meses atrás. Após ter brigado com um de seus amigos, deixando a relação instável, Andy acaba dando um tempo com seu namorado, o qual sofreu bastante, por a assistente ter faltado o seu aniversário. Depois disso, para a infelicidade da cabeça do Nate, Andy vai àParis e lá se relaciona com um jornalista sedutor e charmoso, Christian Thompson com o qual ela já estava tendo alguns
encontros bem coincidentes em Nova Iorque. Não esquecendo que Christian antes salvara o emprego de Andrea em uma missão que a fora designada, que, em certo momento, parecia perdida. Pois bem, após viver o mundo cruel de Miranda, a qual deu um golpe em Nigel retirando-lhe um cargo para dar a uma editora francesa, pois esta iria substituir Miranda e assim seria despedida da Runway, Andy decide voltar à Nova Iorque e retomar sua vida normal anterior ao seu ex-emprego,fazendo assim as pazes com o namorado, no entanto não revelando a sua crueldade na França, e tendo a oportunidade de começar sua carreira como escritora em um jornal da cidade
O estilo de liderança da Miranda Priestly, que tem um estilo carrasco, qual destacam-se o autoritarismo, arrogância, perfeccionismo, pragmatismo e o sarcasmo, que faz de gato e sapato de seus funcionários, e possui um papel de influência e comando na agência. Assim que os funcionários recebem a informação de que ela está chegando à empresa, começam a correr desesperados, organizando seus papéis, mesa, café da manhã, etc., ou seja, o poder coercitivo também está presente, pois todos os funcionários temem as consequências de não cumprir algo que lhes foi solicitado pela chefia.
Esse poder causa medo e constrangimento, a partir das punições que poderão sofrer., por ser a chefe da revista Runaway, ela influência todo o seguimento da moda. Miranda tem o poder de fazer com que seus funcionários tenham medo de suas opiniões que são sempre críticas ofensivas e ás vezes humilhantes, sua dedicação à empresa é 100%, aonde chega a deixar suas filhas em segundo plano e o marido pede a separação.
Na empresa ela é uma mulher eficiente não deixando escapar nada, nem os pequenos detalhes, tudo tem que estar pronto sempre antes do prazo estabelecido.
Testa seus funcionários com tarefas quase que impossíveis de solucionar e que se disponham sempre a ela. Também consegue fazer com que estejam e vivam sempre no Mundo da moda. Ela tem uma visão estrategista, que enxergou quando ameaçarão seu cargo que seria trocada por uma mulher mais jovem e com visão mais moderna sobre a moda e por um salário inferior ao dela, mas conseguiu convencer o dono da Runaway a deixá-la no cargo e a jovem a assumir a chefia de uma grife de moda. Pelo fato de Miranda ter muita experiência no ramo, conseguiu criar uma grande carteira de clientes, que ao verem que poderia sair da Runaway, eles á seguiriam para onde fosse.

Nos dias de hoje para se um líder não se deve criar medo nos funcionários, e sim conseguir fazê-los que sejam seus seguidores, fazer com que cumpram suas tarefas com satisfação, alegria e vontade de crescer; criar autoconfiança, entusiasmo e ter um bom relacionamento. Seja um servidor, ajude os colegas e verás os resultados. 

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